Pastor Daniel Junior

Pastor Daniel Junior

O seu comportamento neste dia vai determinar a sua mudança e o sucesso de amanhã. Administre bem o que Deus tem te dado agora.

MATEUS 25 14 - Porque é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: 15 a um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade; e seguiu viagem. 16 O que recebera cinco talentos foi imediatamente negociar com eles, e ganhou outros cinco; 17 da mesma sorte, o que recebera dois ganhou outros dois; 18 mas o que recebera um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. 19 Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. 20 Então chegando o que recebera cinco talentos, apresentou-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei. 21 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 22 Chegando também o que recebera dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis aqui outros dois que ganhei. 23 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. 24 Chegando por fim o que recebera um talento, disse: Senhor, eu te conhecia, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste, e recolhes onde não joeiraste; 25 e, atemorizado, fui esconder na terra o teu talento; eis aqui tens o que é teu. 26 Ao que lhe respondeu o seu senhor: Servo mau e preguiçoso, sabias que ceifo onde não semeei, e recolho onde não joeirei? 27 Devias então entregar o meu dinheiro aos banqueiros e, vindo eu, tê-lo-ia recebido com juros. 28 Tirai-lhe, pois, o talento e dai ao que tem os dez talentos. 29 Porque a todo o que tem, dar-se-lhe-á, e terá em abundância; mas ao que não tem, até aquilo que tem ser-lhe-á tirado.

TRABALHE: Quem cultiva a sua terra tem comida com fartura, mas quem gasta o tempo com coisas sem importância sempre será pobre. ECLESIASTES 11.4 Quem observa o vento, não semeará, e o que atenta para as nuvens não segará. SALMOS 128.2 - 2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.

DIZIME, OFERTE: MALAQUIAS 3.10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. PRIORIZE DEUS EM sua VIDA. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades. Mateus 6:33-34

ECONOMIZE: Deus observa a maneira como tratamos o dinheiro. Você quer ganhar dinheiro sem respeitar o dinheiro que Deus já te deu? Não estou dizendo isso por me sentir abandonado, pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Filipenses 4:11-12

PARE de COMPRAR COISAS QUE NA VERDADE VOCÊ NÃO PRECISA. LIVRE-SE DOS SEUS DESEJOS IMEDIATOS e ENTÃO MANTENHA-SE HONESTO com VOCÊ MESMO e COM o seu dinheiro. O Conselho de Deus é: NÃO TOME EMPRESTADO - Os ricos mandam nos pobres, e quem toma emprestado é escravo de quem empresta. Provérbios 22:7 Cartão de Crédito Cheque Especial Se não sabemos como utilizar esse tipo de produto de credito é melhor não tê-los. Se não posso pagar então é melhor poupar até que eu possa ter.

CRIE e FIDELIZE A ESCALA DE PRIORIDADES DE PAGAMENTOS EM SUA VIDA: Moradia (aluguel ou pagamento imobiliário); agua, luz e impostos; alimentação; fundo de reserva.

A vida da pessoa honesta é cheia de felicidade, mas quem tem pressa de enriquecer não fica sem castigo. O ganancioso tem tanta pressa de ficar rico, que nem percebe que a pobreza está chegando. O egoísta sempre causa problemas. Quem confia no Senhor terá sucesso. Provérbios 28:6, 8-8, 16, 17, 19-20, 22, 25, 27

Uma das formas de se livrar das dívidas é pagando as menores primeiro. Logo você terá folego e entusiasmo para lutar e quitar as dívidas maiores.

Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Romanos 12:10

Introdução - Eu indico o capítulo 12 de Romanos como o “livro de cabeceira” para todo cristão, ele é rico e deve ser lido sistematicamente todos os dias. Nele o Apóstolo entre tantos assuntos trata sobre o cristianismo na prática nos ensinando a criar uma relação com Deus e mantê-la, nos ensinando sobre os dons espirituais e suas manifestações, os mandamentos e como ter o bom comportamento de um cristão. Nesse capítulo vamos encontrar lições importantes para alegrarmos o coração de Deus e uma delas é o princípio de priorizar o outro.

A honra não se limita àquela que Deus nos concede nos momentos de vitória nas mais diversas circunstâncias da vida, ela também existe como reconhecimento diante de Deus. O interessante é que Aquele que é digno de receber toda a honra também nos pede que ofereçamos ela aos demais, ou seja, ao próximo e neste ponte alguns ainda encontro grandes dificuldades.

Motivos de tal dificuldade - Vivemos em um mundo de extrema competitividade, somos treinados e capacitados para superarmos constantemente os outros. Fazemos isso na tentativa de ganhar a vaga na empresa, de obter o maior benefício entre os colegas de trabalho, de entrar naquela vaga na universidade. Somos constantemente instruídos e motivados a ser o melhor, estar em primeiro lugar e superar os demais em tudo. E que fique claro que não há erro em se preparar para conquistar as oportunidades que surgem em nossa vida, o problema é quando se faz disto um estilo de vida, uma competição ambiciosa e sem fim, contagiando todas as áreas da nossa vida, tornando-nos insensíveis diante da necessidade do outro. Neste ponto podemos cometer atitudes de desonra para com o próximo, e assim entristecemos o coração de Deus. Lembre-se de que a recomendação em priorizar o outro é feita pelo apóstolo Paulo aos salvos, portanto, a nós, para que antes de priorizar a nossa necessidade, que atentemos para a necessidade do outro. É exatamente isto. O caminho pleno da honra, segundo a Bíblia Sagrada, começa pela busca em honrar e valorizar os nossos irmãos, e isso agrada o coração de Deus. (Livro Vida em Plenitude página 11).

Como devo agir? – Obedecendo os MANDAMENTOS registrados por Paulo aos Romanos a partir do versículo 9. Porem antes de estudarmos vamos relembrar o que é um mandamento: Mandamento é o substantivo masculino com origem no verbo MANDAR, que significa ORDEM ou REGRA. Um mandamento é uma voz de comando, preceito ou mandado.

- Vejamos quis são esses mandamentos para a extensão ou não da honra:

Romanos 12: v.9 - O amor seja não fingido (verdadeiro, não dissimulado ou hipócrita). Aborrecei o mal (expressar-se contra tudo que é mal, afastar-se e aborrece-lo) e apegai-vos ao bem.

v.10 - Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal (fala sobre a unidade entre os irmãos “crente”), preferindo-vos em honra uns aos outros (o respeito mede-se por sua avaliação da outra pessoa).

v.11 - Não sejais vagarosos no cuidado; (deve ser feito com diligência, presteza, rapidamente, com zelo, atenção, sem preguiça e com responsabilidade) sede fervorosos no espírito (sendo guiado pelo Espírito Santo), servindo ao Senhor (servindo em tudo o que fizer);

v.12 - Alegrai-vos na esperança, (crendo em Deus) sede pacientes na tribulação (permanecendo calmo na prova, não fugindo dela, perseverai na oração;


v.13 - Comunicai com os santos nas suas necessidades (manifestação do cuidado e da generosidade), segui a hospitalidade (sendo servo para com todos);

v.14 - Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. (O cristão só deve abençoar)

v.15 - Alegrai-vos com os que se alegram (demonstrar alegria sincera diante das conquistas do outro); e chorai com os que choram (demonstrar tristeza sincera com a dor, a provação, tribulação e perca do outro);

v.16 - Sede unânimes entre vós (ter o mesmo propósito e conceito para com todos, quer seja grande ou pequeno, pobre ou rico); não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes (a maneira em que o cristão trata uma pessoa que tenha um cargo mais baixo na vida quando outras pessoas não o veem ou escuta-o revela que exatamente ele é); não sejais sábios em vós mesmos (humildade intelectual, fugir de grupos que tenham conversar tendenciosas a uma espécie de aristocracia espiritual, uma “casta superior de cristão” );


DESAFIO DA SEMANA - O desafio desta semana está relacionado à nossa decisão de honrar, amar e servir ao próximo. Faça uma reflexão sobre este princípio e tente identificar como você pode aplicá-lo em sua vida. Leia Mateus 19.19, procure descobrir como é possível, no decorrer da semana, colocar em prática a decisão de honrar o próximo como a ti mesmo.

Quando falamos sobre HONRA em relação a Deus, estamos falando sobre honrá-lo acima de tudo e de todos e em todas as áreas de nossas vidas. 

Filipenses 3.13-14 – “Uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”.

Introdução: Quando aceitamos a fé, automaticamente estamos alistados para uma carreira e devemos concluí-la fielmente. (2ª TIMÓTEO 4.7 - Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé).

Por volta do ano 61, o apóstolo Paulo estava preso talvez em Roma quando ele escreve aos irmãos em filipenses dizendo claramente que ainda não tinha parado de correr, ele ainda estava percorrendo o seu alvo e por fim o apóstolo revela aos irmãos a sua estratégia pessoal para continuar até concluir essa corrida. Vejamos:

- UMA COISA FAÇO: Paulo decidiu concentrar-se em apenas uma coisa. Ele não permitia que coisa alguma viesse a dividir a sua mente, o seu pensamento, o seu propósito.

- O ALVO: Filipenses 3:14: Prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus. O texto nos fala de uma vocação maior, que vem de cima, que vem de Deus, ou seja, o propósito de Deus para nós, que nada mais é do que nos assemelharmos a Cristo e então desfrutarmos de sua ressurreiçãoPortanto, assim com recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também nele andai” Colossenses 2.6. 

Deus nos chama a um nível mais profundo de relacionamento com Ele. O seu desejo é que sejamos totalmente idênticos a seu filho Jesus o Cristo, que o mundo o veja em nos, em nosso caráter, em nossas prioridades, em nossa conduta, em nossos valores, em nosso comportamento diante da sociedade em que vivemos. “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” 2ª Coríntios 5.17.

  • - CONHECER a CRISTO: Efésios 3.10 para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me a ele na sua morte. Romanos 8. 11 - E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus há de vivificar também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita”.

Após essas verdade aprendidas com o Apóstolo Paulo vejamos três decisões importes para quem deseja alcançar o prêmio, concluir o bom combate e guardar a fé.

1-      ESQUECER: Isaías 43.18 "Esqueçam o que se foi; não vivam no passado.

  1. É preciso esquecer do passado coberto de insucessos;
  2. É preciso também esquecer do passado coberto de sucesso para conseguirmos enxergar os desafios seguintes.
  3. É preciso esquecer do passado pecaminoso pois ele já foi por Deus perdoado e esquecido. “Isaías 43:25 - Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro”. 

2 -AVANÇAR: O Senhor a Moisés, quando o povo de Israel estava diante do Mar Vermelho: “Diga aos israelitas que sigam avante” (Êxodo 14.15). Olhe pra FRENTE, avance pois Deus é contigo.

3-      PROSSEGUIR: [Eu não alcancei o que preciso alcançar], mas arremeto para tentar alcançá-lo” (Filipenses 3.12). Prosseguir em direção ao alvo é a mesma coisa que “perseguir o alvo”. O prosseguir em questão trata-se de uma ação contínua, um esforço de retomada diante das quedas sempre que necessário for porem nunca parar, nunca desistir, sempre PROSSEGUIR, esta é a vontade de Deus para nossa vida.

Página 1 de 17
Inscreva-se em nosso site para receber novidades e mensagens edificantes.